Chegou a hora de reconhecer aqueles que são referência no atendimento e cuidado com o paciente.
Direcionar os hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru em prol da Cultura de Centralidade no Paciente, entendendo suas dores, sentimentos e necessidades.
Por meio de metodologias e análise de dados, propor melhorias contínuas nas jornadas dos pacientes, superando suas expectativas, gerando valor e lembranças positivas com a marca.
A experiência do paciente faz parte do cuidado e busca estabelecer uma relação humana, simples e conectada em todas as jornadas.
Construímos jornadas considerando sempre a visão dos clientes (pacientes, acompanhantes, colaboradores, médicos) com conceitos, metodologias e dados que permitem traduzir as oportunidades de melhoria dos nossos serviços.
Através das jornadas mapeadas (online/offline), identificamos e direcionamos oportunidades trazendo insights relevantes, engajando e interagindo com áreas internas sempre prezando pela implantação de ações e melhoria contínua.
Recentemente foi feito o mapeamento da Jornada Ideal do Paciente no Hospital Marcelino Champagnat (nos serviços do Pronto-Atendimento (PA), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Procedimento Eletivo, tanto de pacientes Covid-19 quanto de atendimento geral, incluindo internamento, alta e óbito). O objetivo do projeto foi identificar pontos de melhoria, propor alternativas de solução e cocriar melhorias com o time do Hospital.
Para colocar o cliente no centro da organização, a área de Experiência do Cliente acompanha indicadores de experiência e promove momentos de escuta junto aos pacientes. Indicadores como NPS e CSAT são acompanhados semanalmente.
A partir da voz do cliente entendemos e avaliamos os níveis de satisfação e lealdade para trazer novas oportunidades de melhorias nos diferentes momentos de interação do cliente com a nossa marca.
Realizamos encontros estratégicos para propor ações de melhorias em jornadas, produtos e serviços, a partir da análise da voz do cliente.
As reuniões são realizadas mensalmente com lideranças dos hospitais do Grupo Marista. E, eventualmente, convidamos pacientes para escuta ativa e validações das ações de melhorias propostas nos comitês.
Uma cultura de centralidade no cliente se constrói passo a passo. Por isso, a área promove vários treinamentos e campanhas de engajamento nos hospitais para falar sobre a Experiência do Paciente, a importância do cuidado, da comunicação assertiva e da empatia em todas as interações.
Algumas iniciativas voltadas à cultura:
• Trilha de Experiência do Cliente na Plataforma Transformar
• Eventos especiais do Dia do Cliente com ações de engajamento
• Treinamentos com equipes assistenciais e médicos
• Experiência do Paciente no onboarding
• Programa Influencer Marista
• Campanha “Eu sou a Experiência do Paciente. E faço de coração.